Em seu novo episódio do podcast Direito e Economia, nossa sócia Ana Frazão entrevistou o professor Alexandre de Freitas Barbosa sobre o seu novo livro chamado “O Brasil Desenvolvimentista e a trajetória de Rômulo Almeida”.
A partir da importância da história econômica e do esclarecimento sobre qual é o papel do investigador social, Alexandre explica as principais características do desenvolvimentismo, período que compreende de 1945-1964, destacando, dentre outros aspectos, o quanto as discussões econômicas estavam conectadas às discussões políticas e às tentativas de se construir um projeto de nação.
Na rica conversa, ele salienta a importância dos bacharéis em direito na estruturação e na aplicação do projeto desenvolvimentista, traçando também diversos paralelos sobre a importância da multidisciplinaridade e dos diálogos entre direito e economia.
O professor explorou ainda as limitações da ortodoxia econômica, ressaltando a importância da economia política e de diversas questões que, tendo sendo apresentadas pelos desenvolvimentistas no período estudado, ainda estão a merecer maior reflexão.