No novo episódio do podcast Direito e Economia, nossa sócia Ana Frazão conversa com Pedro Nery, doutor em economia pela Universidade de Brasília (UnB), consultor legislativo do Senado Federal e professor do IDP, sobre o seu novo livro “Extremos: um mapa para entender as desigualdades do Brasil”.
A conversa gira em torno das localidades visitadas pelo autor a fim de tensionar os extremos brasileiros – cidades com maior e menor desenvolvimento, longevidade, pobreza, entre outros critérios.
Pedro explica as razões pelas quais o Brasil sintetiza a desigualdade do mundo e pode ser visto como um verdadeiro microcosmo do planeta: nossos ricos se equiparam aos ricos americanos, chineses e franceses enquanto os miseráveis se equiparam aos congoleses, indianos ou ubques.
O professor mostra também como a desigualdade é ruim para o crescimento econômico, pois é uma forma ineficiente de se organizar a economia. Além disso, trata de algumas questões exploradas no livro, tais como a reforma tributária, a reforma administrativa, os programas de distribuição de renda e a educação.